sábado, abril 22, 2006

Desassossego

"Outro método, mais subtil esse e mais dificil, é habituar-se a encarnar a dor numa determinada figura ideal. Criar um outro Eu que seja o encarregado de sofrer em nós, de sofrer o que sofremos." F.P.

Inquietação. Insatisfação. Mágoa. Aflição. Sofrimento. Pensamentos derrotistas. Onde está escrito que tudo vai correr bem? Quem decidiu assim? Não sei. Não sabe ninguém. Como aprendemos a manusear a dor? Não sei. Mas será que alguém sabe?
Tantas perguntas. Alguém me dá respostas?
Porque sofrer? Porque é que o sofrimento está maioritariamente dirigido para uma inclinação exclusiva dos nossos maiores sentimentos. Dos nossos pensamentos prioritários.
Será que todos deveriamos ter um outro Eu. Um outro alguém para suportar a nossa dor. Alguém que "fique" com o pior dos nossos dias. Com o prejudicial das nossas noites mal dormidas. Com a insensatez dos nossos actos. Mas também alguém que possa ponderar por nós. Mostrar-nos o caminho certo.
Este post avançou por caminhos estranhos... Hoje é um dia estranho...
Uma valsa pode ser? Há por aí um rei?

Havemos de voltar.

2 comentários:

Anónimo disse...

eu tenho um outro eu, vários até,é muito mais fácil assim...por vezes é preciso fugir da realidade. viver é um constante desassossego e se assim não fosse a vida perderia muito do seu encanto.

Anónimo disse...

bem que disse um dia um sabio que "a vida é um palco iluminado...e eu não sou de ficar na plateia..."...contudo, por vezes ser actor não basta...orgulhar-se de ter papel activo não basta...ser marionete de algo a que chamam "destino" sentindo-se submissos e passivos em relação a acontecimentos nos quais supostamente não podemos fazer nada não basta... constantemente sentimos que o "salto" da plateia para a acção não nos fez nada bem e queremos arranjar outro actor para o nosso lugar...para que o sofrimento dele baste...para que o nosso comodismo e ausencia consequente de sofrimento baste...para que, no fundo, o desassossego baste para tudo e para nada...porque, como dizes, havemos de voltar...a pergunta é: voltar ser corajosos ou viver novamente em desassossego?

beijo